Terça, 16 de Julho de 2024
15°

Tempo limpo

Rio Verde de Mato Grosso, MS

Geral Maranhão

Equipe da SES recebe paciente transplantada e família doadora de órgãos

Com a implementação do Plano de Aceleração de Transplantes, foi registrado aumento de 130% no número de transplantes efetivos de córnea no estado.

14/06/2024 às 18h25
Por: Redação Rio Verde News Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

"A mudança na minha vida é indescritível". Emocionada, Nayara Alencar, de 29 anos, transplantada renal em maio de 2023, compartilhou a sua história durante visita ao secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, realizada na terça-feira (13). 


Desde 2022, a Central saltou de três comissões intra-hospitalares de doação para 18 comissões no estado, seis delas em cidades do interior e 12 na capital maranhense, um aumento de mais de 300%. Com a implementação do Plano de Aceleração de Transplantes, foi registrado aumento de 130% no número de transplantes efetivos de córnea no estado e 98% o número de transplantes de órgãos.  

"Juntos, estamos ajudando a salvar vidas. Ainda precisamos conscientizar e mobilizar muita gente, quebrar alguns paradigmas e preconceitos, porque ao fornecermos informações de qualidade sobre quaisquer formas de doação, fortalecemos o sentimento de solidariedade como um ato de amor", disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Durante a visita, Nayara Alencar, ressaltou a importância da doação. "Antes do transplante, o hoje era um sonho distante. Quando a gente se depara com a melhora do Maranhão nos números, das pessoas conscientizadas dizendo 'Sim' para o transplante, isso se torna algo muito gratificante para nós pacientes porque é uma esperança. A mudança na minha vida é indescritível. Sempre falo que hoje eu vivo uma vitalidade da qual nunca tive ou que nem lembro que tive antes", acrescentou.  

O coordenador da CET-MA, Hiago Bastos, acompanhou a visita e afirmou que os números traduzem a luta para salvar vidas. "A gente tem um plano de execução muito bem traçado e o que posso dizer é que ultrapassamos, em, no mínimo, três vezes aquilo que esperávamos atingir. Isso reflete o trabalho de muita gente, mas, sobretudo, a nossa motivação para trabalhar todos os dias, que são histórias que ajudamos a contar". 

Também participou da visita Camila Mesquita, atualmente técnica de processos administrativos da CET-MA. A relação da família com doação começou dentro de casa, após o falecimento da mãe, dona Maria Lucimar de Mesquita, que na época tinha 64 anos.  "Minha mãe era cega, tinha glaucoma e miopia, mas ela foi doadora de córneas. Eu pensava que devido a limitação de visão ela não poderia ser doadora, lá em casa sempre conversamos sobre a morte e quando a minha mãe faleceu, nós decidimos doar sem pensar muito. A minha mãe que não tinha vista para si, morrendo deu visão para outros. Trabalhando hoje na CET foi que percebi a realidade e de uma fila que temos corrido para diminuir. Todo o caminho percorrido era para estar onde estou fazendo o serviço para transformar vidas". 

Também estiveram presentes na visita a secretária adjunta de Assistência em Saúde da SES, Kátia Trovão; a superintendente Estadual de Regulação da SES, Thalita Pereira Veiga; e a chefe do Departamento de Alta Complexidade da SES, Suzyane Viegas. 

O encontro fez parte da agenda de avanços da Central Estadual de Captação e Doação de Órgãos do Maranhão (CET-MA), serviço entregue pelo Governo do Estado em setembro de 2017, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Atualmente, o equipamento está localizado no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), unidade referência estadual em alta complexidade no SUS.

Doador

Há dois tipos de doador. O primeiro é o doador vivo e o segundo tipo é o doador falecido. Para ser doador, é indispensável conversar com a família sobre o tema. 

O doador vivo, conforme a Lei 9.434 (Lei do Transplante), que pode ser qualquer pessoa saudável que concorde com a doação de rim ou medula óssea ou transplante de parte do fígado ou do pulmão.

O doador falecido são pacientes com diagnóstico de morte encefálica. Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista única, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde, que é controlada pelo Sistema Nacional de Transplantes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Rio Verde de Mato Grosso, MS Atualizado às 06h24 - Fonte: ClimaTempo
15°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 31°

Qua 33°C 18°C
Qui 34°C 19°C
Sex 36°C 20°C
Sáb 36°C 21°C
Dom 37°C 21°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio