Sábado, 07 de Setembro de 2024
38°

Tempo limpo

Rio Verde de Mato Grosso, MS

Geral Maranhão

Iterma participa do 28º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal

Instituto assume mais uma vez um papel de destaque ao representar o Maranhão nos diálogos sobre as melhores práticas para a regularização fundiária...

10/08/2024 às 17h12
Por: Redação Rio Verde News Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

Nos dias 8 e 9 de agosto, o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), representado por seu presidente Anderson Ferreira, integrou o grupo de discussões na Câmara de Governança Fundiária, durante o 28º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal. O evento, realizado no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, sede do governo de Rondônia, reuniu governadores, membros da Organização das Nações Unidas (ONU), secretários estaduais e presidentes de órgãos para a construção de políticas públicas voltadas à região, onde está a maior floresta tropical do mundo. 

Nesta edição do Fórum, as discussões das Câmaras Setoriais giraram em torno de cinco temas principais: Governança Fundiária, Agricultura e economia verde, Infraestrutura e Transporte, Meio Ambiente e desenvolvimento sustentável, além da Segurança Pública.

O Instituto, responsável por executar a políticas fundiária no estado, assume mais uma vez um papel de destaque ao representar o Maranhão nos diálogos sobre as melhores práticas para a regularização fundiária na Amazônia. Considerada dos temas centrais do fórum, a regularização fundiária é indispensável para garantir os direitos dos posseiros, povos e comunidades tradicionais que há décadas ocupam e preservam o território amazônico. 

O presidente Anderson Ferreira, participou ativamente das discussões, particularmente na Câmara Técnica de Governança Fundiária onde foram compartilhadas experiências e necessidades relacionadas ao Maranhão. "Governança fundiária é um esforço coletivo. Estou orgulhoso de compartilhar as experiências e conquistas do Maranhão com o resto do país. Além de reforçar o papel do Iterma não só para o estado, como para a região, e também debater o fortalecimento da união dos estados, de modo que todo o território da Amazônia seja beneficiado”, destacou o presidente. 

Amazônia Legal

O conceito foi instituído pelo Governo Brasileiro como forma de planejar e promover o desenvolvimento social e econômico dos Estados da região amazônica, que historicamente compartilham os mesmos desafios econômicos, políticos e sociais.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Amazônia Legal é uma área de mais de 5 milhões km², que corresponde a cerca de 58,93% do território brasileiro. O Consórcio da Amazônia Legal reúne os sete estados da Região Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além dos estados do Mato Grosso e Maranhão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.