O investimento e o compromisso do Governo do Pará com a educação é destaque nacional. Não à toa, o Estado chegou ao 6º lugar no ranking de avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) após sair da 26ª posição. Nesta quinta-feira (5), a gestão reforçou mais uma vez o comprometimento com a qualidade do ensino e entregou a Escola Estadual de Ensino Médio Lameira Bittencourt, no município de Castanhal, Região de Integração do Guamá.
"Importante chegar a Castanhal reconstruindo a Escola Lamera Bittencourt, a primeira de Ensino Médio da cidade, que ganha toda a estrutura para promover aqui educação de qualidade, investindo em pedagogia, em infraestrutura e em professores qualificados. Aqui os estudantes terão acesso ao conhecimento com qualidade no ensino, com a merenda escolar e, acima de tudo, com muito respeito, para transformar a sociedade e tornar Castanhal uma cidade cada vez melhor", disse o governador do Pará, Helder Barbalho, durante a entrega da unidade.
Ainda segundo o governador, os investimentos e ações do Estado deixam um legado ao Pará. "Estamos certos que estamos escrevendo o novo capítulo da história da educação pública no Pará. Deixaremos um legado de transformação, mostrando que é possível uma educação pública no Pará ser referência para o Brasil. Com investimento, com responsabilidade, com comprometimento e, acima de tudo, transformar isso num movimento que envolveu alunos, professores e os pais. Se não fosse esse movimento, nós não teríamos conseguido melhorar a qualidade, não teríamos conseguido ter a presença dos alunos na prova do Ideb, não teríamos tido a proficiência necessária, não teríamos tido a competência da avaliação para não deixar nenhum aluno para trás", destacou o chefe do executivo estadual.
Mais de R$ 3 milhões foram investidos na reconstrução da escola, que é 148ª unidade escolar entregue pelo Governo à comunidade escolar paraense. Agora, o prédio conta com 14 salas de aula, novas áreas administrativas, depósito de alimentos, mini-auditório, cozinha, sala de Leitura, sala para atendimento de educação especializada (AEE), laboratórios de informática e multidisciplinar, sala Educação Física, novo espaço para a sala de reunião e para atendimento psicossocial, almoxarifado e refeitório.
Para a diretora da unidade, Eliana Balestreri, é mais um grande passo que o Estado dá rumo ao avanço da educação na região. "Essa escola é tradicional no município de Castanhal e o fato dela receber essa reconstrução, que veio em um momento de tantos investimentos na educação, é algo que vai trazer ainda mais avanços significativos no aprendizado dessa juventude. A quadra coberta, dentre tudo que foi feito, é um dos maiores investimentos para as práticas de esporte. Aqui a juventude tem essa pegada do protagonismo juvenil no esporte. Como já revelamos grandes atletas para a seleção paraense, de várias modalidades, essa quadra dará mais incentivo para essa juventude. Todas as salas estão climatizadas e os ambientes pedagógicos, como laboratório de informática, de ciências e multiprofissional também, um ganho muito grande", afirmou a gestora.
A estudante da 1ª série do Ensino Médio, Fernanda dos Santos, não escondeu a satisfação ao ver a escola novinha. para os estudos. "Achei a reforma ótima, ficou tudo muito bonito. Está muito melhor do que antes, gostei de tudo. Fizeram uma quadra coberta que antes não tinha, está bem bonita", comentou a aluna.
Com o novo prédio, a comunidade escolar da Escola Estadual Lameira Bittencourt usufruirá de um ambiente pedagógico que permite aprendizado de qualidade, com ambiente e ensino adequados. Atualmente, a escola atende 919 estudantes dos ensinos Médio e EJA/Médio, divididos em 28 turmas nos turnos da manhã, tarde e noite.
Texto: Fernanda Cavalcante - Ascom Seduc
Mín. 19° Máx. 37°