Na última terça (05/11) o prefeito de Rio Verde de Mato Grosso/MS, Réus Fornari, o governador do MS, Eduardo Riedel e Maurício Simões Corrêa da Secretaria de Estado de Saúde compartilharam do mesmo discurso em dois eventos realizados em Campo Grande/MS. A iniciativa de implantação da regionalização hospitalar.
Na manhã da terça (05/11), o prefeito Réus Fornari participou da Assembleia Extraordinária 2024 do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari (Cointa), que foi realizado nas dependências da sede Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso do Sul, o prefeito Réus Fornari abordou sobre a implantação de um Hospital Regional em Coxim/MS que poderá atender a população de Rio Verde e também da região, trazendo muitos benefícios não somente em relação à logística, mas principalmente de atendimentos especializados, de emergência e urgência.
Réus Fornari recebeu o apoio de alguns prefeitos integrantes do Cointa e a diretoria deliberou em colocar em pauta – em caráter prioritário – a demanda em uma reunião marcada para dezembro deste ano de 2024.
GOVERNADOR E SECRETÁRIO
Já durante a tarde, o governador do estado, Eduardo Riedel, esteve presente no 2º Congresso dos Municípios do Mato Grosso do Sul que foi realizado pela Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), no Bosque Expo, em Campo Grande/MS.
Durante o evento, Eduardo Riedel apresentou os secretários de Estado que compõem sua equipe e detalhou as áreas e pastas de atuação de cada um. Cada secretário teve um tempo reservado para falar sobre as ações de suas pastas.
Ao fazer o uso da palavra, Maurício Simões Corrêa, da Secretaria de Estado de Saúde abordou dentre os temas, a importância da iniciativa dos municípios de cada região do estado, em regionalizar o atendimento hospitalar para a população.
Para Simões, o objetivo dessa iniciativa é ampliar o rol de procedimentos e atendimentos de média e alta complexidade oferecidos no interior, visando a proporção e amplitude de atendimento ao paciente na região que ele reside, salvo em casos de alta complexidade.
Já o governador Eduardo Riedel, em suas considerações finais, abordou novamente esse tema levantado pelo secretário Maurício Corrêa, e sinalizou a abertura de uma conversa mais ampla com os prefeitos, em especial da região norte, para discutirem a possibilidade da implantação de um hospital regional na cidade de Coxim/MS, ideia essa defendida pelo prefeito de Rio Verde de Mato Grosso/MS, Réus Fornari.
O governador finalizou o assunto, pedindo que os prefeitos “pensem com carinho” sobre o tema e comentou que a ação teria um impacto muito positivo na saúde dos municípios, tanto na questão econômica, como principalmente no atendimento da população e afirmou que o estado está à disposição para compartilhar dessa ação em todos os aspectos.
Mín. 23° Máx. 34°