A Secretaria de Fazenda do Piauí (Sefaz/PI), em parceria com o Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Piauí (Ciaspi, realizou, na segunda-feira (11), um evento especial em alusão ao Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata. A ação, realizada na Escola Fazendária, teve como objetivo sensibilizar os servidores sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de promover cuidados com a saúde em geral.
Durante o evento, os participantes tiveram acesso a uma série de serviços gratuitos e informativos. Foram distribuídos panfletos educativos com informações sobre a doença e formas de prevenção, além de serem realizados exames rápidos de glicemia e de pressão arterial.
Os servidores também puderam usufruir de sessões de massagem relaxante e participar de avaliações nutricionais, ações que visam promover o bem-estar físico e mental dos servidores públicos.
Elizabete Abreu, enfermeira do Ciaspi, reforçou o foco da campanha na saúde masculina. “Nosso objetivo é chamar a atenção para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata”, aponta a enfermeira.
Segundo a enfermeira, o cuidado com a saúde masculina, de forma geral, sempre foi alvo de preconceitos. Sabendo disso, William Basílio se dispôs a deixar o preconceito de lado e compareceu ao evento para ser examinado. “Essa ação é importante para que os homens tenham esse cuidado de fazer os exames necessários”, afirma.
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. De acordo com especialistas, a recomendação para homens acima de 50 anos, ou 45 anos para aqueles com histórico familiar da doença, é que realizem exames preventivos, como o toque retal e o exame de PSA (antígeno prostático específico), que ajudam a identificar possíveis alterações na glândula prostática. A detecção precoce pode aumentar significativamente as chances de cura.
Mín. 23° Máx. 34°