A Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) realiza, na próxima segunda-feira (2), o Seminário para a Apresentação dos Resultados da Pesquisa sobre a Avaliação Biopsicossocial Unificada da Deficiência Utilizando o Instrumento de Funcionalidade Brasileiro Modificado (IFBrM). O evento será realizado no Auditório da Tupperware, em Teresina, a partir das 8h da manhã.
Para realização do seminário, a Seid conta com a parceria do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI), Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD/MDHC) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
O objetivo é apresentar os resultados do Estudo Piloto da Análise de Aplicabilidade do IFBrM como Instrumento da Avaliação e Caracterização da Deficiência na Perspectiva Biopsicossocial. Além disso, o seminário visa refletir sobre as contribuições da Pesquisa para a implementação do Sistema Nacional de Avaliação Unificada da Deficiência no Estado do Piauí.
Entre os presentes, estarão representantes do Ministério dos Direitos Humanos, como a diretora dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Naira Gaspar, e também a pesquisadora da Fiocruz, Leide Coelho.
O secretário da Seid, Mauro Eduardo, destaca a importância do Estudo Piloto e da Avaliação Biopsicossocial na garantia de direitos das pessoas com deficiência. “O Piauí foi o estado pioneiro a fazer essa pesquisa, que foi realizada em cinco municípios: Parnaíba, Picos, Floriano, Bom Jesus, Piripiri e Teresina. A avaliação biopsicosocial é um ganho importante para a comunidade de pessoas com deficiência, não só do Piauí, mas do Brasil, porque essa avaliação vai nos garantir que as pessoas com deficiência possam usufruir dos seus direitos”, declara.
Mín. 23° Máx. 34°