Um crime bárbaro deixou uma família e a população bastante assustada na terça-feira (22/04) em Rio Verde de Mato Grosso/MS. Um idoso de 87 anos foi encontrado ferido dentro da própria residência, vítima de facadas.
Conforme o boletim de ocorrências e também apurado pela reportagem do Rio Verde News com familiares, por volta das 13h10, um neto que mora nas proximidades da casa do idoso estava saindo para levar uma criança de 6 anos para a escola, quando ouviram o idoso chamar por eles. O chamado vinha de dentro da casa.
Como era de costume que o idoso sempre demonstrasse grande carinho pela criança e a presenteasse com pacotes de biscoito, o jovem, na frente da residência, perguntou ao idoso se o portão estava trancado, pois a porta da frente da casa estava entreaberta. Como resposta, o idoso teria dito que o portão estava apenas encostado e que eles podiam entrar.
Acreditando que, mais uma vez, o idoso iria dar algum tipo de biscoito para a criança ou protagonizar mais um momento de carinho, a menor entrou no quintal e, ao chegar à porta, logo viu que o homem estava na sala, todo ensanguentado. A criança ficou assustada e imóvel.
O homem, estranhando a atitude da menina, perguntou o que havia acontecido e, como ela não respondeu, ele resolveu entrar. Logo viu o idoso naquela situação. Imediatamente, o rapaz ligou para a mãe dele, filha da vítima, e pediu que ela acionasse o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
SOCORRO
Ao ser avisada pelo filho, a mulher foi até o local e acionou o SAMU, que socorreu a vítima. Apesar de enfraquecido, o idoso ainda estava consciente. Ele apresentava perfurações e cortes na região do pescoço e um corte em uma das mãos, possivelmente provocado quando tentou se defender.
Logo depois de ser colocado na viatura do SAMU, o idoso de 87 anos foi levado para o Hospital Geral Paulino Alves da Cunha, onde recebeu atendimento da equipe de plantão e, posteriormente, foi transferido, em condição de paciente “vaga zero”, para uma unidade de saúde em Campo Grande/MS.
Segundo informações apuradas pela reportagem, inicialmente, ele ficou na ala amarela e depois foi transferido para a ala verde do hospital.
SUSPEITO DA AUTORIA
Mesmo estando gravemente ferido e apesar da idade, a vítima estava consciente e logo relatou que o autor seria um homem que teria ido à sua casa na segunda-feira (21/04), acompanhado de outra pessoa, e que os três ficaram conversando.
Em determinado momento, o assunto abordado foi sobre armas, e o idoso acabou mostrando o revólver ao homem de 35 anos, que demonstrou muito interesse pelo armamento.
Já na manhã de terça-feira (22/04), possivelmente após as 8h, o homem de 35 anos retornou à casa do idoso para roubar a arma. Segundo apurado pela reportagem, o idoso teria dito que o suspeito já chegou armado com uma faca e exigiu que o revólver fosse entregue.
Durante o roubo, o homem de 35 anos desferiu cerca de quatro golpes de faca contra a região do pescoço do idoso, que ficou gravemente ferido. A vítima também apresentava um ferimento em uma das mãos, possivelmente causado ao tentar se defender.
POÇA DE SANGUE E RASTEJO
Após cometer o crime, o suspeito de 35 anos fugiu do local e deixou a vítima em meio a uma poça de sangue no quarto. Segundo o relato, o idoso teria sido visto pela última vez na frente da casa, entre 8h e 8h15. Com isso, acredita-se que ele possa ter sido esfaqueado antes das 9h e, pelo horário em que foi encontrado, pode ter ficado agonizando e ferido por cerca de quatro horas até ser encontrado pelos familiares.
O idoso também teria relatado que se arrastou do quarto até a sala, por cerca de 8 metros, pedindo socorro, já que a porta da frente estava entreaberta.
PRISÃO
Enquanto o idoso era socorrido pelo SAMU, familiares acionaram a Polícia Militar, que logo foi ao local. Em conversa com a vítima e algumas testemunhas, os policiais conseguiram obter características e a identidade do autor do crime. Com isso, diligências foram iniciadas por duas equipes da Polícia Militar. A Polícia Civil também foi acionada e as Forças Policiais iniciaram as buscas pelo suspeito.
As equipes confirmaram novamente, no hospital, com a vítima, a autoria do crime, e logo os policiais receberam informações de que o suspeito estaria tentando vender uma arma na região do Bairro Coronel Manoel Mariano. Novas diligências foram realizadas.
Uma equipe da Polícia Militar conseguiu localizar o suspeito de 35 anos na região do fim das avenidas Eurico Sebastião Ferreira com Américo de Souza Brito, e a abordagem foi feita. De imediato, o homem afirmou ser inocente quanto ao esfaqueamento, mas revelou onde a arma roubada estava.
As duas equipes policiais foram até o endereço indicado e um homem de 20 anos foi preso por ter comprado o armamento pelo valor de R$ 2 mil.
ROUPAS COM SANGUE
Segundo entrevista exclusiva concedida ao Rio Verde News pela Delegada Titular da Delegacia de Polícia Civil de Rio Verde de Mato Grosso/MS, Dra. Danielle Felismino, vestígios de sangue foram encontrados na roupa do homem de 35 anos no momento da prisão. Ela afirmou que o material será analisado e comparado ao sangue da vítima encontrado na casa, o que poderá esclarecer ainda mais a autoria do crime, já que todo o trabalho da Polícia Científica também foi realizado no local do fato.
O homem de 35 anos permanece preso e foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil e roubo, quando a violência ou grave ameaça é exercida com o uso de arma branca.